segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dia de São Judas Tadeu...





Biografia de São Judas Tadeu:


São Judas Tadeu foi um apóstolo de Cristo.
 Era primo irmão de Jesus.
Sua mãe Maria era prima de Maria Santíssima 
e o pai Alfeu era irmão de São José. 
A pregação e o testemunho de Judas Tadeu 
impressionava os pagãos que se convertiam.

Nasceu em Caná de Galileia, na Palestina. 
Era filho de Alfeu e Maria Cleofas. Era irmão de Thiago, José, Simão e Maria Salomé. 
Thiago foi um dos doze apóstolos, que se tornou o primeiro bispo de Jerusalém. 
José era conhecido como o justo. 
Simão foi o segundo Bispo de Jerusalém.

Nas Escrituras, João Evangelista relata que na última ceia, São Judas perguntou ao seu mestre: "Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus lhe responde afirmando que teriam manifestações dele todos os que guardassem suas palavras e permanecessem fies a seu amor. Um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús no dia da ressurreição.

É um dos doze citados nominalmente por Mateus e Marcos, em seus Evangelhos, e um dos mais fervorosos do grupo. Depois da ascensão de Jesus e que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, iniciou a pregação de sua fé no meio dos maiores sofrimentos e perseguições, pela Galileia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas divulgando o Evangelho. Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém e em seguida passou evangelizando pela Mesopotâmia, atual Pérsia, Edessa, Arábia e Síria. Destacou-se principalmente na Armênia, Síria e Norte da Pérsia, sendo o primeiro a manifestar apoio ao rei estrangeiro, Algar de Edessa.

Na Mesopotâmia ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão o Zelota, aparentemente viajando em companhia de quinto Apóstolo a ir ao Oriente. Segundo relata São Jerônimo, ambos foram martirizados cruelmente quando estavam na Pérsia, mortos a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusarem a prestar culto à deusa Diana. Assim, na igreja ocidental, os dois santos são celebrados juntos em 28 de outubro. A Igreja Ortodoxa Grega, contudo, distingue Judas de Tadeu, celebrando Judas, "irmão" de Jesus, em 19 de junho, e o apóstolo Tadeu em 21 de agosto.

É invocado como advogado das causas desesperadas e dos supremos momentos de angústia. Essa devoção surgiu na França e na Alemanha no fim do século XVIII. No Brasil, a devoção a esse santo é muito popular e surgiu no início do século XX. Devido à forma como foi martirizado, sempre é representado em suas imagens segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio. Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma.

Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro.


2 comentários:

  1. Bom dia amiga Zininha que este dia possa trazer aos devotos de São Judas Tadeu
    todas as graças de que estão precisados quer sejam materiais ou espirituais postagem linda amiga linda história deste apóstolo do Cristo um abraço a voce tenha linda semana bjs marlene

    ResponderExcluir
  2. olha ai, quer dizer que São Judas Tadeu é o protetor dos Funcionários Públicos :-) e ai amiga, saudades roxas... voltando as atividades e assim já estou aprontando uma festa e queria tua presença, assim vim te convidar a participar do 2º Natal Azul da Ilha, temos muitas brincadeiras, estou te esperando no Salão Azul http://ilha-azul-2013.blogspot.com.br/. Beijos cor de rosa no coração.

    ResponderExcluir